quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Do Pouso de Cajaíba para a Ilha Grande... sem planejar...

Chegou o primeiro feriado com minha nova família... Carnaval de 2010... Estavam a bordo o Alê (meu capitão), a Bia (esposa do capitão e chef) e o Erik, filho da Bia. Infelizmente o Ian e a Marina não puderam vir na minha inauguração!

Saímos no sábado, rumo ao Pouso da Cajaíba... Fiquei atracado na Baía do Pouso e o pessoal foi para a praia, curtir o sol e comer alguma coisinha nos barzinhos da praia... O Pouso é uma praia de pescadores, que só se chega de barco... fica a 2 horas e meia do Marina de Paraty, de onde saímos.

Pouso da Cajaíba

Black Swan no Pouso da Cajaíba

Enquanto estávamos no Pouso, algo muito estranho aconteceu... Uma lancha ancourou próxima a um barco de pesca, colocou bem pouco cabo na água.... enquanto os donos estavam na praia, a correnteza mínima e o pouco vento fez a lancha garrar e ir bater contra o barco de pesca que estava na poita.... Um desespero! Para poupar os donos que tinham certa idade o Alê se jogou na água e soltou o cabo da poita do leme da lancha. Assim eles puderam engatar vante e tirar a lancha daquela situação. Vejam as fotos do incidente:


Alê mergulhando para soltar o cabo da poita do leme da lancha...


Moral da história... Sempre ancore bem longe dos outros barcos!! Sempre coloque cabo de 3 a 7 vezes a profundidade do local... e tenha no mínimo uma vez a profundidade em corrente... melhor manter uns 15 metros no mínimo a bordo.


Ao sair do Pouso, a intenção inicial era voltar para dormirmos na Ilha da Cotia... Foi aí que a surpresa aconteceu! Havia um vento maravilhoso de leste, propiciando uma orça deliciosa (velejada contra o vento) que nos levaria direto para a Ilha Grande! E, sem planejar, seguimos para lá! Foi uma velejada espetacular!

Avistando a Ilha Grande, panos em cima!


O Pouso ficando para trás, rumo a Ilha Grande



Meu capitão, Alexandre
E a Bia... curtindo a velejada!


Ficamos um dia na Ilha Grande, ancorados  no Sítio Forte. No dia seguinte, decidimos ir até Mambucaba, em Angra, no Hotel do Forte. No caminho, resgatamos uma caixa de isopor que estava boiando e poluindo o nosso lindo mar...

Erik vendo um filminho no DVD...

E aqui, resgatando uma caixa de isopor jogada no mar

Caixa resgatada e mar limpo!

Black descansando em frente ao Hotel do Bosque

Pausa para petiscos no Hotel do Bosque
 No final do dia, voltamos para Paraty. Mais uma velejada excepcional!

Meu leme durante a velejada de volta a Paraty

Adernou muito! que delícia!

Alê e Bia muito contentes com a velejada!
E eu também! Acho que correspondi às expectativas deles!!
Até a próxima aventura!!