segunda-feira, 23 de maio de 2011

Continuando a conhecer a Ilha Grande: Dos Meros à Parnaioca!

Passamos a noite nos Meros. Ficamos de lado para as marolas quase o tempo todo. Ainda não sei bem por quê. Dormi fundo embalado pelo balanço... quando acordei, o Xupolho e o Skua já tinham ido. Saíram de madrugada. Vi quando eles passaram, logo que o sol nasceu.

O sol já estava forte quando ouvi o Alê acordando e andando pelo deck...  "Que perigo, que perigo", ele ficava dizendo, enquanto olhava para o mar... É que esse pessoal aqui dos Meros não é muito bacana... A uns anos atrás, eles soltaram os cachorros na praia quando tinha criança andando. Um cachorro destes grandes mordeu uma das crianças no rosto. Foi bem chato... agora eles tiraram as bóias de umas poitas e os cabos estão flutuando a meia água. Perigo total para qualquer embarcação que estiver chegando na praia. E nós tivemos muita sorte!!! Tinha um cabo bem embaixo da gente. Chegamos no embalo com o motor desengatado... isto deve ter ajudado.

Assim se você estiver vindo, entre e o mais possível à bombordo, pq do meio da pequena baía para boreste há umas três dessas poitas abandonadas com cabos à meia água...

De qualquer maneira dava para ver as poitas lá no fundo na areia! Que visão linda, como a água estava limpa e cristalina dava para ver até a âncora unhada no fundo. Um grande cardume de peixes estava nadando embaixo do meu casco (também Alê... tem umas craquinhas por aqui ... rss) (Black, liguei pro rapaz que limpa teu casco, ele ta indo aí esta semana!)

O Filho do Vento, durante à noite tinha chegado bem perto de nós, mas a ancoragem do comandante foi perfeita e os barcos não se tocaram. Parabéns FDV!



A Bia, como sempre, serviu um café da manhã de encher o tanque até dos motores mais gastões! Com tanta comida até uma lancha andaria rápido!!! O Ale deve ter se animado, pq disse pra Bia: Vela pra cima! Ta na hora de velejar! Mas olhei lá pra fora e não vi nem sinal de vento... nada, nadinha... o mar liso, e sem nenhuma crista. Achei que não ia rolar. Tentei avisar o teimoso fazendo força pra vela não subir. Travei a adriça tudo que pude. O Ale, teimoso, ficou até suando, pediu emprestado até spray de lubrificante prô Murilo.

Presta atenção Ale, subir vela nunca foi difícil... o que vc acha que mudou hoje? Não tem vento!!! (rsss... foi engraçado, sorry!) Mas não teve jeito, não fui ouvido e a vela subiu para fazer barulho e descer sem ter trabalhado, logo na chegada da próxima ancoragem... e assim saímos para a Parnaioca! Esse era o nosso destino desde o carnaval!!! Esperamos uma queresma inteira para esse momento. Sem falar que já deveríamos ter dormido lá esta noite, mas como vocês viram, não estava muito apetitoso ir de noite para lá não.
Assim saímos, FDV e nós.

 A chegada na Parnaíoca foi um momento muito especial! Como a maré ainda não tinha enchido, dava para ver de longe a faixa larga de areia branca, com os coqueiros e água que ia do azul a um verde esmeralda quando chegava perto da areia. A boreste de nossa entrada estavam alguns outros veleiros, dava para reconhecer o Skua, Vento, Tetiaroa, Odara... Que lugar lindo!



O Coca tava na água com a Ana . Também pudera! A água estava perfeita!



Jogamos a âncora a mais ou menos uns 10 metros de profundidade, a uns 100 m do Vento e uns 300 da praia. Dava para ver ela tocando o fundo. Adoro água limpa e cristalina! Lá no porto, como a baia de Paraty tem uma camada de 14 metros de profundidade de lodo e minha quilha fica o tempo todo tocando o fundo, levantando suspensão, no dia a dia não consigo ver um palmo diante do bico de proa. Aqui via minha âncora lá nos dez metros. E Bia... que não é boba nem nada, saiu da cabine toda animada para entrar na água, mas falando: macarrão!!! Puxa essa mulher só pensa em comida!!?? Nada! Era uma daquelas bóias compridas de piscina!! Kkkkkkkkk. Assim, ficaram na água Bia, Ale, Murilo, Coca, , Maria Helena, Marisa. O Ale parecia criança, e, lembrando os tempos de instrutor de mergulho fez várias descidas ao fundo.



A água estava tão boa que eles devem ter ficado boiando me fazendo companhia quase uma hora. Depois disso foram para a praia. A caminhada deve ter sido boa. A praia é larga e longa, a areia branca muito boa para andar. Do outro lado  (à bombordo da entrada) várias lanchas e até escunas, de todos os tamanhos se juntavam. É que lá tem uma grande lagoa de água doce. Ouvi que subindo pelas margens desta lagoa tem uma cachoeira. Rio acima tem inclusive quedas de água grande. Na praia caminhavam Ale, Bia e Ana , que mostrou seu "anel de compromisso" para os dois. A , tão querida, já compromissada... é comandante, o tempo passando, daqui a pouco vocês trazem os netos à bordo! Eu vou gostar! Bebê remoça todo mundo!!!


O almoço não foi a bordo. Mesmo tão longe de tudo tem restaurante! Que coisa boa! Na verdade a Parnaíoca já foi a maior vila da ilha grande (link post anterior) e na caminhada além de conhecerem as ruínas, o camping, -- que apesar de modesto é muito bem montado, e seu dono, dizem, um excelente anfitrião, preocupado com o meio ambiente e com o futuro do lugar – conheceram também o restaurante da dona marta. A Bia fez um relato inteiro sobre ele: clique aqui para ver!




No meio da tarde o Skua resolveu voltar com o Tetiaroa para Paraty. O Xupolho que é irmão menor do Skua iria ficar para completar a volta na Ilha! Bravo esse barco, salada de xuxu com repolho!



Assustados com o tanto que tinham balançado na noite anterior, os outros barcos ficaram confabulando sobre qual seria o melhor lugar para dormir. Na outra ponta, deste lado, mas numa pequena reentrância perto do braço de terra que fica à boreste da entrada, aqui, ali.. Enquanto isso, vi o blackinho com o Alê indo para a ponta de terra à bombordo de quem sai. Talvez uma meia milha adiante. Lá, largou o botinho e se meteu na água. Faltava um pouco para o sol começar a se por. O mergulho, entre pedras enormes e muitos peixes grandes, com várias tocas para serem exploradas pareceu ser uma delícia.

Já com o sol deixando a Baia da Ilha Grande, o blackinho voltou e foi a vez da sessão de fotos. Mais um por do sol espetacular. Como são lindos os meses de Abril e Maio. Obrigado, Papai do Céu!!!



O jantar foi a bordo, mais uma vez a Bia arrebentou. Vi os dois irem dormir muito felizes!