terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um dia para velejar... velejar...

Mais um feriado chegou... 15 de novembro... 15 anos da MARINA. Infelizmente, Bia e Alê vieram sozinhos, isto é, sem as crianças... Mas isso não significava que eles ficariam sozinhos... afinal, para eles, o legal de Paraty é estar com os amigos no lugar mais lindo do mundo...

Sábado foi um dia calmo... choveu o tempo todo... Bia e Alê decidiram ficar na Marina, descansando... assistindo filmes no DVD... tranquilidade total! O maior agito foi a visita do Murilo (Pig para os íntimos...), dono do meu colega "Filho do Vento", um MJ 33, que fica na Marina do Engenho. O "Filho do Vento" estava em Ubatuba, fazendo manutenção e o Pig estava ansiosíssimo para ir busca-lo logo! Mas o tempo não estava ajudando muito e ele teria que esperar até o dia seguinte.

Á noite, depois de um jantarzinho gostoso (Risotto com Tomates Secos e Rúcula), Bia e Alê foram fazer uma visitinha (de bote, na chuva...) para o "Loucura", um CAL 40 adotado pelo Walter e pela Lani.

E assim se passou o sábado...

Domingo chegou e, com ele, um tempo um pouco mais firme! Firme o suficiente para o meu capitão se animar a sair e velejar!



O vento estava brando no início, mas as minhas velas logo se encheram e o motor foi desligado... Que delícia ouvir só o vento e as gaivotas passando!! E para dar um ar romântico, "American Great Songs" com Rod Stewart!


A empolgação para velejar era tanta, que nem paramos para almoçar!! O risotto de tomate seco e rúcula foi devidamente "ressucitado" do dia anterior e virou uma deliciosa refeição ao ar livre!!



Nosso destino era a Ilha da Cotia, mas fomos seguindo o vento... Depois de umas duas horas velejando na Baía da Ilha Grande, ouvimos um chamado no rádio... "Black Swan, Black Swan, Vento..." Eram os amigos Coca, Maria Helena e Analu, do veleiro "Vento", um Aladim 30. Depois de trocarem as coordenadas de localização, percebemos que estávamos indo de proa a proa... Logo avistamos o "Vento", e a Bia filmou o encontro! Clique aqui para ver o vídeo do encontro!

Eles estavam seguindo para o Cedro, onde haveria um churrasco da AMAR (Associação Amigos do Mar). Como havíamos combinado com o pessoal do "Loucura" e da "Cinque Mari" que  dormiríamos na Cotia, mantivemos o nosso rumo.

O tempo começou a fechar de novo, e as notícias da Angra Rádio não eram muito boas... Estava previsto um vento leste com força 7... entre domingo e terça... Com uma notícia como esta, o melhor lugar para se estar à noite era a Cotia, com suas encostas abrigadas e seu mar de "piscina"...

Chegando na Cotia, descemos âncora e logo chegaram a Cinque Mari (Serginho e Paula) e o Loucura (Waltinho, Lani e a amiga deles, Alcione).

Paula, Serginho (Cinque Mari) e Alcione (Loucura)
A noite foi deliciosa... Todos na minha sala, batendo papo, tomando vinho... A conversa não poderia ter sido mais eclética... vela, espiritismo, OVNIs, relacionamentos... A Bia se encarregou dos "comes": ratattouille com torradinhas, cebolinhas em conserva e Wraps de carne com saladinha de rúcula e tomate... A Lani trouxe uma sobremesa deliciosa: arroz doce ainda quente, que ela fez no barco!! E os vinhos foram por conta do Serginho... e foram muitos! rs...

Alê, Lani e Walter (Loucura)

Bia, Paula, Serginho, Alcione, Walter e Lani!

Foi mais um jantar especial a bordo!!

O dia seguinte, segunda feira, amanheceu com sol! Foi um bálsamo para os olhos, ver toda a Cotia ensolarada... Que delícia tomar o café da manhã com esta paisagem!! A Bia caprichou, tinha até Pão de Queijo Quentinho (feito por ela!!). O Serginho e a Paula vieram a bordo para nos fazer companhia!


Tínhamos que voltar para o porto... Era o aniversário da Marina e ela os esperava para o jantar!! Eles estavam bem ansiosos para ir vê-la! 15 anos é uma data muito bonita!


Veleiro Loucura

A volta foi divertida! O "Loucura" nos acompanhou e, no caminho, encontramos o "Primical", um Bahamas 40, do amigo Messias!



Quantos conhecidos, quantos amigos! Até o Charrua, um Pablo Cibert 43, armação em ketch, do Roberto Calcanhoto, meu vizinho de marina e primo da cantora (rs), nós encontramos no caminho! Infelizmente o vento não apareceu e fomos motorando até o Farol de Paraty. 

Malas arrumadas, hora da minha família partir... Mas já ouvi que eles virão no próximo final de semana, com o Ian e a Marina! Mais aventuras, tenho certeza!!! 

Ah... e aquele vento leste força 7?... ficou para outro dia!!! Mas pode vir que eu encaro!! rs

Vive la France!!

Finados 2010! Bia e Alê vieram sem as kids (que pena!) mas, para compensar, vieram a bordo ilustres visitantes: A Patrícia, o Pierre, a Clara e o Jean! Patricia é amiga da Bia do trabalho. Pierre, marido da Patricia, é francês e está no Brasil há mais de 10 anos. Eles têm dois filhos incríveis, a Clara, 10, e o Jean, 8! O dia começou bem fechado, estava até chovendo! Ainda bem que meus toldos novinhos da Tlaloc protegem bem os convidados da chuva!
Saímos do Farol de Paraty as 10h. Tomamos o rumo da Cotia! E as crianças, doidas para ir para a praia, cair na água...

Em menos de 2 horas, chegamos ao nosso destino. Entrando na Cotia, cruzamos com o Via Láctea, um Fast 395 do Mauro, da Luisa e da Júlia (as gêmeas). Baixamos âncora e a turma começou a crescer. Logo chegaram outros convidados, Bira e Juliana, do Espartano, um Velamar 34.

Jean fazendo charme...
 
Julia e Luisa... ou Luisa e Julia???

Giba e Juliana, do Espartano
Mauro e Patricia descobrindo amigos em comum...

Foi uma festa improvisada muito legal! O pessoal foi de bote até a Praia da Cotia, atravessou até o outro lado... O Jean ficou alucinado por dirigir o bote e a Clara adorou ser "puxada" pelo bote! O Mauro também divertiu as gêmeas puxando-as em uma grande bóia amarela e vermelha! Muito legal!

Voltando da praia, o "churras" começou! Frango, Picanha, Linguiça, Maminha... tudo regado a vinhos branco e tinto! E o Pierre assumiu o comando da churrasqueira com muita competência!! A carne estava maravilhosa!



Já eram quase 18h quando o meu capitão resolveu zarpar... afinal, precisávamos voltar para o Porto antes de escurecer!

A volta também foi especial! Não havia muito vento, mas foi o suficiente para a Patricia e o Pierre sentirem a emoção de velejar! A Patricia conduziu o meu leme com muita segurança! E foi a primeira vez dela! Clara e Jean curtiram um DVD (filme "Garfield", que combinou bem com o Jean, depois do que ele comeu no churrasco!! rs...)



Chegamos no Farol de Paraty as 20h, noite feita! O pessoal estava cansado, mas parecia realizado!