segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Preparativos para o Reveillon! (Manutenção Parte I)

Manutenção no Black Swan: tirando as cracas
O segundo Reveillon de minha nova vida com o Alê e a Bia estava se aproximando... Lembram do primeiro? Foi em Paraty, com a lancha Cinque Mari e outros veleiros amigos... Este ano, infelizmente, as "crianças" (não tão crianças mais...) não viriam... Seríamos só nós três... Mas, até parece que a Bia e o Alê ficam sozinhos! Nós conhecemos tanta gente! Tem sempre alguém para bater papo, quer seja na marina, quer seja ancorado em algum lugar tranquilo! Mas, neste feriado, nós demoramos para sair... Durante 2 dias foram só preparativos... Nossa! Como eu dou trabalho! rs (Mas tenho certeza que vale a pena!!)

Uma manhã foi dedicada à troca do óleo do motor. Normalmente o Alê contrata alguém para fazer, mas, desta vez, ele mesmo botou a mão na massa... ou melhor, na graxa! kkkk... Mas meu capitão é tão organizado que não deixou sujeira ou bagunça nenhuma... Só gastou um rolo inteiro de papel-toalha! rs

Depois, outro período dedicado à limpeza do meu casco... Acho que foram umas duas horas mergulhando... Sobe, respira, desce, tira craca com a espátula... Sobe de novo, respira de novo, tira mais craca... Por melhor que sejam estas tintas "venenosas", elas não mantém as cracas longe por muito tempo... Aí, todo mês é esta operação-limpeza! E se não limpar, minha "performance" na água fica seriamente comprometida! O arrasto causado pela sujeira reduz minha velocidade (como se já não bastasse ter que puxar aquele "Blackinho" prá cima e prá baixo...rs)

 
O Alê preparando o Black para o Reveillon. Adeus, cracas!
 O trabalho ficou ótimo! O mais difícil depois foi tirar o "cheirinho" de peixe que fica na pele... Nada que um bom banho de água doce e muito sabonete não resolva!!

Eu também ganhei presentes neste Natal!

Vocês pensam que só as crianças ganham presente no Natal?? Que nada! A Bia e o Alê fizeram questão de me dar um presentão este ano! Toldos novinhos em folha! Lembram quando eu fiquei uma temporada lá no Bracuhy, na Tlaloc??

O resultado superou totalmente as expectativas! O tecido é bem superior ao anterior (que mofou em 6 meses...) e a estrutura ficou muito mais funcional! Mais fácil de manusear, fechar, abrir... Com reforços nos lugares certos, para evitar desgates... Muito bom! É um toldo que ajuda quando está muito sol, quando está chovendo... E, no dia a dia, evita que o sol me desbote todo!


Meus toldos novinhos em folha!


Além dos toldos novos também ganhei um presente muito especial do meu querido Mestre André: um polimento em todo o meu costado! Ficou parecendo um espelho! Olhem só o reflexo do Blackinho na foto! Obrigado, Mestre! Que presentão!! Estou entrando 2012 novinho em folha!

Meu costado polido, parecendo um espelho!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

NOVO SITE SOBRE OS MB45





MBs apoitados virtualmente juntos! 
Vamos juntar todos os MBs em um "porto virtual". 
A idéia é que cada comandante tenha acesso total ao site, contanto o que quiser sobre o próprio barco e sobre os outros.


Se você tem um MB participe. Se não tem, e curte, tem alguma história para contar, ou simplesmente quer estar junto, participe também!


O blog é www.veleirosmb45.blogspot.com


Se você quiser que uma história seja publicada, ou quer participar, ou quer simplesmente saber mais, então é só escrever para veleiroblackswan@gmail.com


Abraços a todos e bons ventos!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MB 45, UM BARCO QUE VALE! (REVISTA NÁUTICA)

Olha que bacana que a Revista Nautica publicou sobre os MBs! E olha eu aí na foto!


Quanto aos pontos fracos... pelo menos o motor agora é um md-22... com quase 60 hp, rs...


- Fonte: Revista Náutica edição 222 / Páginas 34 e 35 / Seção: Teste do passado
- Créditos: Fotos:  Manoel Scalante

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

REFAZENDO OS UVs!

De volta para a TLALOC...


É isso! Saí da Tlaloc feliz da vida com capa de retranca, toldo e capa do bimini novos, em Maio do ano passado. Mas quando chegou em Setembro o tecido já estava bastante embolorado. Ficou completamente manchado e pegajoso. Coisa estranha...
O Dalmo e a Ana, prestigiando a indústria nacional, recomendaram o tecido da Alpargatas. O Alê, para
economizar topou. Parece que foi a primeira vez que ele não usou o Sunbrella.

Em Outubro começaram a conversar, Alê, Dalmo, Ana, Alpargatas e parece que foi mesmo identificado que o tecido não estava como deveria. Alpargatas e Tlaloc foram nota 10 e toparam a troca.
Agora está tudo indo para os conformes...

Olha aí a primeira imagem da capa da retranca!

Fotos Gisele, Tlaloc.

domingo, 4 de dezembro de 2011

QUANDO AS VISITAS RECEBEM A TRIPULAÇÃO ... DE NOVO!!!

Final de semana com o Milton e o Antônio à bordo é sempre festa!
Os dois são conhecedores profundos da boa cozinha, e da boa bebida. O Antônio, dono de restaurante. O Milton, rodou pelo velho mundo e pelo novo mundo, conhecendo vinícolas e degustando o que existe de melhor. Até... que eles vem aqui para Paraty e trazem a tripulação para se divertir! É isso mesmo, por que o Alê e a Bia só ficam olhando e provando!

É tanto prato e tanta comida diferente. Desta vez teve vinho grego, vinho argentino.

A Bia escreveu um post inteiro sobre um dos pratos:
http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/2011/09/desafio-provar-um-carre-de-cordeiro-no.html

E isto tudo depois dos dois levarem a gente até a Cotia!

Olha aqui o video!



Milton, Antônio, Antônia, Diego, voltem logo!!!


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

E a campanha do Top Blog 2011 continua!!

Acabou de sair um resultado parcial da votação dos melhores blogs de Viagens e Turismo do Top Blog 2011! Se eu já havia ficado surpreso em estar nos Top 100, chegar nos Top 30 é um sonho!! Mas não é por acaso... A Bia e o Alê mobilizaram os nossos queridos amigos que votaram em peso!! Valeu pessoal!! E quem ainda não votou, vota, vai (olha lá o banner do lado direito piscando prá vc...rs)

Já pensou, o blog de um veleiro nos Top 30???

Olha lá o meu nome no Boletim Semanal (o terceiro, de cima para baixo)!

Abraços paratienses,
Black

domingo, 6 de novembro de 2011

Uma festa de aniversário teen a bordo!

Dia 27 de outubro, aniversário do meu imediato Ian... E sabe o que ele pediu de aniversário para o pai? Um final de semana a bordo, com dois amigos!! Que prazer receber você e seus amigos para uma comemoração, Ian!!

Sábado de manhã amanheceu ensolarado, depois de uma semana bem chuvosa e a vista do meu cockpit estava linda...

Vista do Cockpit do Black Swan, na Marina Farol de Paraty
Os meninos acordaram cedo e o tempo bom trouxe ainda mais animação!

Artur, Ian, Luci
 Logo, começaram a "agitar", antes mesmo de sairmos do porto... No começo, fiquei um pouco assustado, vendo-os com aquelas armas enormes... Mas depois, me tranquilizei, quando vi que eram de plástico!! kkkk

Os pequenos "guerrilheiros" do Black Swan
Também aprenderam a fazer alguns nós básicos, em um "curso rápido de marinheiro" dado pelo meu capitão:



Saímos umas 11h da manhã... E a primeira parada foi o posto de gasolina, na Marina Porto Imperial... Tenho boas lembranças deste local... Afinal, foi aqui que recebi o meu "Extreme Makeover", com a ajuda do Cocó e da Juliana! E aproveitando, gostaria salientar que o meu capitão está cada vez mais habilidoso nas manobras... Entrar de "ré" no posto e atracar com perfeição um barcão de 12 toneladas não é para qualquer um (a Bia ficou de "queixo caído", pensando na dificuldade que tinha até para fazer uma baliza com o carro... kkkkk).

Posto da Marina Porto Imperial - Paraty
Nosso destino era o Saco da Velha, com direito a praia e visita à gruta... Mais tarde, seguiríamos para a Ilha da Cotia, onde iria "rolar" um super churrasco (também pedido do Ian, no final de semana comemorativo do aniversário dele!). O Luci ficou a maior parte do tempo no meu leme, e o Ian e o Artur se entreteram com histórias e livros!


Depois de 1h e meia de motor e um pouquinho de vela (só para os meninos terem o gostinho...), chegamos ao Saco da Velha, um dos nossos locais preferidos... As águas são calmas, a praia é pequena e protegida...

Depois de uma rodada de "cachorro quente" para a galera, os meninos seguiram para a praia de bote (o "Blackinho")...

Umas duas horas depois, voltaram e algo não estava bem... Um dos amigos do Ian, o Artur, estava compenetrado, segurando um dos braços... Ai ai ai... um acidente aconteceu... Uma subida na pedra, um escorregão, uma queda, um braço machucado...

Imediatamente meu capitão entrou em contato com os pais do menino e decidiram voltar para São Paulo... Eu não acreditei... O passeio ia terminar ali??

Tive certeza que sim quando meu capitão deu "meia volta" e pegou o rumo da marina... É... imprevistos realmente acontecem...

Mas, mesmo que o passeio tenha sido bem curto, tenho certeza que o Ian curtiu muito trazer os amigos a bordo... Parabéns, garoto! Muitas felicidades nos seus 13 anos de vida!!

Ian, o aniversariante a bordo!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estou entre os 100 melhores blogs de Viagens e Turismo! Uhu!!

Dá para acreditar!??? É muita felicidade saber que minhas aventuras estão agradando aos leitores! Obrigado a quem votou em mim! E continuem votando para o segundo turno!! (o banner está aqui ao lado!!)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vocês sabiam que há dois filmes com o meu nome??

Estou iniciando hoje uma nova sessão neste blog: "Black Swan também é cultura"!! kkkk!

Normalmente nosso assunto é "turismo", mas hoje vamos falar de cinema! Vocês sabiam que há dois filmes com o meu nome? E ambos ganhadores de Oscar de Melhor Filme, um em 1942 e outro em 2010? Acho que sou "pé quente"!! rs

O mais recente, e mais famoso, é o filme sobre o ballet "Black Swan", lindamente interpretado pela Natalie Portman, que vive o drama de representar os dois papéis da peça de ballet Black Swan: o cisne branco e o cisne negro... Eu, particularmente, torci para o Cisne Negro o tempo todo! Agora, uma curiosidade: Vocês sabiam que eu tenho um desenho de Cisne Negro no meu balão??? Estou torcendo para, um dia destes, o Alê levantar o meu balão... Pena que a Bia morre de medo!!


Mas há outro filme, mais antigo, feito em 1942, sobre um navio pirata chamado Black Swan! Este final de semana, a Bia e o Alê assistiram o tal filme, no meu "boat theater"! E se divertiram muito! Principalmente com o "romance" entre a filha de um governador, totalmente "patricinha" e um pirata, totalmente "bronco"!


Teve até "tapa na cara"!! E ele gamou totalmente!! rs


E mais uma curiosidade: A Bia e o Alê, quando foram a uma festa a fantasia, foram de Capitão Gancho e sua noiva pirata!! Por isso eles gostam tanto de mim! É a minha alma pirata! kkkk

Abraços, Black