quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que o Carioca e o "Zehn" tem em comum??

Um final de semana comum na minha vida... Céu azul, vento moderado, temperatura amena... Eu disse "comum", mas isso não quer dizer "chato"! A vida aqui é sempre maravilhosa! Alê e Bia não programaram nada de especial, só velejar um pouco e ir jantar e dormir na Cotia...

Saímos tarde do Farol de Paraty... A maré estava alta (o que é muito bom para o "pequeno" calado de quase 3 metros) e ventava levemente... Seguimos em direção a Ilha da Bexiga, ainda no motor... Como é bom ir passear!!

No caminho, avistamos um pequeno bote, com uma família a bordo... Eles estavam deixando um veleiro vermelho ancorado na frente da Praia dos Vagabundos e pareciam seguir em direção ao porto de Paraty... O bote estava meio murcho e o Alê imediamente deu "meia volta" e seguiu em direção a eles... "Hi, guys! Do you wanna a ride??"... Como vocês sabem, sou fluente em inglês (não é à toa que meu nome é Black Swan e não, simplesmente, Cisne Negro... rs) e compreendi imediatamente que meu capitão pretendia dar uma carona a eles até o porto!

Eram três pessoas, um homem, uma mulher e um menino de uns 10 anos! E ficaram felizes de vir à bordo! Eram alemães e nos contaram a seguinte história: Stephan, o homem, veio com o veleiro da Alemanha e está dando a volta ao mundo. Beatriz é sua ex esposa que, durante alguns anos, também morou a bordo e o acompanhou na aventura. O pequeno garoto, filho deles, havia nascido a bordo e lá viveu até os 3 anos... Infelizmente o casal se separou mas eles deixaram claro que continuam amigos! Tanto que a mãe e o menino, que residem atualmente na Alemanha, vieram passar as férias de verão (européias) aqui, em Paraty! Stephan ainda fica no Brasil mais algum tempo e depois vai a Argentina... Mas a alma brasileira ele vai levar sempre consigo... Seu barco, de metal, com 46 pés se chama... Carioca! Que homenagem legal ao nosso país e à nossa querida Paraty!!


Passando a Ilha do Mantimento, subimos todos os panos!! Agora sim, um passeio de verdade! E o vento estava gostoso, nem muito forte, nem muito fraco! Fomos na mesma velocidade que iríamos se o motor estivesse ligado... Mas sem nenhum barulho, só o do próprio vento!
Alê trabalhando muito...

E a Bia... nem tanto... rs
 Chegando na Cotia, minha companheira de aventuras, Duvel, já nos esperava, ancorada perto da prainha da Ilha... Não é o lugar predileto do meu capitão para me ancorar, mas já estava noite e ficamos por lá mesmo!

O jantar foi animado! Apesar de não "trabalhar" muito quando estamos velejando, a Bia trabalha muito para garantir a "barriga cheia" de todos a bordo! E o cardápio daquela noite foi Pasta com Molho Concassé (receita já registrada na página "Minha Cozinha Gourmet"), servida com um maravilhoso vinho português, o Quinta da Bacalhoa! (obs: eu ouvi o povo comentando sobre o vinho... pois eu só bebo diesel! kkkk)

Depois de uma noite tranquilíssima (prá variar...rs), o dia amanheceu lindo, sem nuvens no céu... Durante o café da manhã, recebemos a visita dos tripulantes do Zehn, um Beneteau 49 novinho em folha. Fan e sua esposa Harumi se surpreenderam que o Alexandre era agora o meu capitão... E o Fan nos contou mais uma curiosidade sobre minha história... O nome Black Swan foi inspirado pelo livro homônimo de Thomas Mann, um famoso novelista alemão, falecido em 1955. No livro, Black Swan significa alguém que vence, mas de forma suave e sutil... Nossa, será que eu sou assim??

Foi um encontro especial, que aconteceu a bordo e, logo em seguida, na Baía, quando retornávamos para a marina... Que lindo ver o Zehn velejando em popa rasa, com seu "gennacker" colorido aberto!




Um final de semana, dois encontros especiais... Um barco alemão, antigo, vindo de muito longe e prestes a partir para outros portos, em sua viagem pelo mundo, mas levando consigo um nome prá lá de brasileiro... E um barco francês, novo, com toda a tecnologia, pertencente a um casal paulistano, com um nome "Zehn"... E o que eles tem em comum? A paixão pelo vento e o amor pela linda natureza da baía de Paraty! Afinal, quem vive esta vida, se apaixona mesmo!!! E só olhar o Alê e a Bia!!! E que privilégio o meu poder participar disso tudo!