Cozinha Gourmet

Risotto de Tomates Secos com Rúcula, preparado à bordo!

Nesta página, minha chef Bia sugere pratos que podem ser feitos facilmente em um veleiro! São receitas do blog http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/, já testadas e aprovadas!
Antes, porém, algumas regras importantes e dicas da minha cozinha!
  • Nenhum peixe ou fruto do mar é bem-vindo! Meu capitão Alê é alérgico!!
  • Cuidado com a conservação de carnes! Como a geladeira do barco depende de baterias e elas podem acabar, prefira fazer os pratos com carne ou frango nos primeiros dias. Deixe opções em lata ou defumados para os dias seguintes!
  • Frutas se conservam melhor ao lado de fora, onde é mais ventilado!
  • Embale muito bem as carnes em sacos plásticos duplos ou potes herméticos. Um vazamento de "suco de carne" na sua geladeira será uma catástrofe!
  • Programe utilizar o forno somente no inverno, para não esquentar demais o interior do barco.
  • Uma maneira super prática de fazer café é utilizar aquela cafeteira italiana, tipo Bialetti.
  • Além do fogão da cozinha, tenha também um fogão portátil (com tubo de gás), que será muito útil quando quiser preparar algo que deixa cheiro ou faz fumaça... É ótimo também para fazer eventos no cockpit, como "pizzada de frigideira" ou Festival da Tapioca!!
  • Para facilitar o café da manhã quando há muita gente, prepare tostex de queijo e presunto, servido no guardanapo! É gostoso, prático, todo mundo gosta e evita muita louça suja depois!
  • Utilize descartáveis quando houver muita gente à bordo ou quando for passar mais dias navegando... É uma boa forma de se economizar água!
  • Não leve comida demais, porque sempre sobra ou estraga! A regra é, para cada 4 refeições programadas, leve para 3! A quarta refeição será o "soborô" das outras três! Ainda mais se uma delas for churrasco!
  • Como contingência, tenha sempre macarrão, molho de tomate em lata e creme de leite na despensa. Com estes ingredientes, você fará um delicioso macarrão em 15 minutos!
  • Para as crianças, Cup Nuddles é a opção de uma refeição extra... Basta acrescentar água quente e só suja um garfo para comer!!
  • Minha churrasqueira em ação
  • Os melhores legumes para se ter a bordo são pepino, tomate (não muito maduro) e salsão. Corte em palitos o pepino e o salsão ee em 4 partes os tomates, prepare um molho rosé (maionese e catchup) e sirva a salada que se come com os dedos!
  • Prefira pratos "completos", que já contenham carboidrato e proteína!
  • Churrasco também é uma opção legal! Ainda mais quando junta o pessoal dos outros barcos!
  • Noitadas com vinho são bem-vindas, mas quando alguém derruba um copo inteiro no meu cock pit de teca eu não gosto nem um pouquinho!!!!
Pasta com Molho Concassé: Ideal para servir com uma massa recheada (cappelletti ou ravioli). Dá um pouquinho de trabalho tirar a pele e as sementes dos tomates, mas vale a pena, porque o molho é leve e muito saboroso! A receita dá para umas 8 pessoas (reduza proporcionalmente as quantidades se for menos gente)!
Arroz Negro com Linguiça: Demora um pouquinho para cozinhar (40 minutos), mas é muito saboroso! E a linguiça deve ser frita do lado de fora do barco, em um fogão portátil, para não deixar cheiro! Veja também o vídeo de quando a Bia preparou este prato no barco.




Cuscuz Marroquino com Iscas de filet ao Curry: o Cuscuz é o prato mais rápido de se fazer! 3 minutos! E o curry é um tempero com muita personalidade! Esta combinação é uma delícia! E pode ser feita também com iscas de frango!

Risotto de Pêras e Gorgonzola: Esta é uma das inúmeras combinações de ingredientes que se pode fazer com uma receita básica de Risotto... Só não esqueça de levar um vinho branco para o preparo! Outras versões já preparadas na minha cozinha: Tomate Seco e Rúcula, Alho Poró, Açafrão, Curry...


Spaguettini alla Carbonara: É um prato que não exige geladeira para os seus ingredientes (bacon, ovos, queijo ralado e manteiga, que pode ser "Aviação"). E o spaguettini cozinha em 3 minutos!




Massa com Molho de Funghi Secchi: Este molho pede, originalmente, creme de leite fresco, que é muito perecível para se levar para o barco. A versão com creme de leite de lata é muito boa também!





Festival da Tapioca: A goma pode ser misturada com a água no barco e as tapiocas são preparadas no convés, cada um escolhendo o seu recheio salgado (queijo, presunto, linguiça defumada, queijo coalho...) ou doce (leite condensado, côco, nutella, brigadeiro....)




Risotto de Arroz Negro com Raddicchio: Uma outra versão do arroz negro, com linguiça defumada e uma salada de raddicchio e molho de manjericão! Totalmente gourmet!




Hamburgada na Churrasqueira ou na Praia: Ideal para quando você tiver muitos convidados!! Leve os hamburgueres prontos e congelados. Na hora da refeição, é só grelhar, derreter o queijo, colocar os acompanhamentos e pronto!



Carne Seca na Moranga: Eu já trouxe pronta e montada... E utilizei o forno do Black Swan só para esquentar! Servida com arroz branco e um bom vinho, vira um jantar "dos deuses".




E algumas sugestões de sobremesas deliciosas para se fazer a bordo:

Crumble de Frutas: Esta receita é super versátil! Dá para fazer de banana, maçã, frutas vermelhas... E a "cobertura" é uma farofa (feita com as mãos) de manteiga, açúcar, farinha... Depois, forno até dourar! Pronto!!



Brigadeiro de colher: Este é campeão de audiência no barco! Tenha sempre uma latinha de leite condensado e chocolate em pó na despensa! Se quiser transformar o brigadeiro em um "fondue de chocolate", deixe o brigadeiro mais mole e sirva com frutas! huuuum!



Mousse de Maracujá: É só misturar os ingredientes (leite condensado, creme de leite e suco de maracujá industrializado) e deixar gelar! Se não tiver geladeira no barco, use a caixa de gelo!! Com gelo, é claro!! rs


Bolo de Chocolate com Cobertura de Brigadeiro: Parece quase impossível, mas com esta receita é possível fazer um saboroso bolo de chocolate no veleiro, sem batedeira ou liquidificador! E também não leva leite ou manteiga! Mas de forno precisa... rs




 Pão de Água do Mar: Ideal para longas travessias, mas também é divertido fazer em um simples final de semana a bordo! Seus amigos vão ficar surpresos e todo mundo vai querer provar!





 Torta de Maçã da Ideli: Esta receita é deliciosa! E aprendi com minha amiga Ideli, do veleiro Oceanware! Cobertura crocante com sabor de canela e recheio suave de maçãs.