quinta-feira, 10 de março de 2011

Chegando no Céu... ou melhor, no Saco do Céu!

Depois da Aventura na Gruta do Acaiá ("2" no mapa da Ilha Grande), nosso feriado de Carnaval continuava animado! Rumávamos para o Sítio Forte ("b"), onde passaríamos a noite com outros veleiros amigos... Mas meu comandante queria fugir da chuva (afinal, estávamos com 4 aborrescentes, digo, adolescentes à bordo... rs) e o Sítio Forte parecia estar com o céu bem carregado... E esta é a fascinação de se estar à bordo de um veleiro... Mudanças de planos e rotas são fáceis e rápidas! Vamos seguir para o Saco do Céu então!! Mas antes, meu comandante acionou seus contatos:

"Cadiquinho, Cadiquinho, é Black Swan!" A chamada pelo rádio logo foi respondida... "Quem chama Cadiquinho?"

Cadiquinho é o dono de um restaurante dentro do Saco do Céu, o Refúgio das Caravelas, amigo de longa data do meu comandante... Tanto que, para melhor se identificar, o Alê mencionou meu antecessor, o Desgarrado, um Fast 395, que também deu muitas alegrias para a família (dizem até que a Bia chorou quando os novos donos foram tomar posse do barco... será que é verdade??)

Pronto! Tudo acertado! Jantar no Saco do Céu, com direito à poita do restaurantes para passarmos a noite! Mas ainda tínhamos algumas milhas pela frente... Vejam no mapa ("3"):


Cicatrizes na Ilha Grande RJ
 No caminho para o Saco do Céu, pudemos ver as "cicatrizes" da Enseada do Bananal, feitas pela enorme chuva do Reveillon de 2009... Reveillon este que minha família estava à bordo do Together (também um fast 395), adquirido em sociedade com o Ricardo Costa após a venda do Desgarrado, ancorados no Sítio Forte! Tão perto da tragédia da Pousada Sankai... vocês se lembram?



Ficamos impressionados com o movimento petrolífero na região... Navios, plataformas... A paisagem estava dominada por grandes construções de aço e ferro... Sinais claros que o litoral brasileiro continuará sofrendo grandes modificações por conta dos investimentos do pré sal... Vai-se o presídio, vem a indústria do petróleo...





Ian e Marina curtindo a proa do barco
Passando pela Ilha dos Macacos (na parte superior do mapa), o movimento de barcos aumentou muito... Era fim de tarde e muitos estavam voltando para Angra, depois de passar o dia nas calmas enseadas da ilha... Continuava nublado, mas o céu já dava sinais de melhora... parecia mais claro e a temperatura se elevou... Foi o suficiente para nossos "I POD/I PAD/I PHONE/I TOUCH adicts" saíssem da toca e viessem apreciar a paisagem!

Phillipe todo penteado!




Erik cheio de "estilo"

Refúgio das Caravelas (Saco do Céu - Ilha Grande RJ)
Finalmente, chegamos ao nosso destino! O Saco do Céu e, mais precisamente, o restaurante Refúgio das Caravelas! Logo um bote, com o famoso Cadiquinho à bordo, veio nos recepcionar, ajudando à pegar a poita e já entregando o cardápio para irem "adiantando" o jantar dos famintos à bordo!

Feito o pedido, todos foram se arrumar para o jantar... Banho, roupa bonita, perfume, gel nos cabelos... Quando o Alê viu aquela turma toda arrumada (Bia e Marina de calça jeans... Erik, Ian e Phillipe de bermudões), começou a rir... "Pessoal, vamos atravessar o mangue com água acima do joelho! É o único jeito de chegar no restaurante! kkkk"

Roupas adaptadas para a situação, lá foi a turma... Que aventura para chegar a um restaurante!


Estacionando o "blackinho"...

Entrando no Refúgio, depois de atravessar o mangue!

E a diversão gastronômica foi grande! Casquinha de siri, Lula a dorê, Bobó de Camarão, Peixe na Folha de Bananeira, Bife Acebolado (para o Alê, que não come peixe...)



Além de boa comida, ambiente caseiro, com a recepção calorosa do Cadiquinho e de sua esposa Ângela...

Enquanto isso, tranquilo em minha poita, eu descansava da longa viagem até ali... Mas valeu cada milha... Minha família feliz, águas mansas e um lugar paradisíaco... Que mais eu podia querer??


Black Swan ancorado no Saco do Céu - Ilha Grande RJ






Um comentário:

Filho do Vento disse...

Boa noite meus Black amigos, não conheço esse lugar e gostaria que voces nos apresentasse, então vamos marcar?
Filho do Vento.